10/11/2016 às 14:53:26

12ª Regata Marejada

Evento é um dos mais tradicionais de vela oceânica do estado

Santa Catarina é referência quando o assunto é vela. Reduto de alguns dos principais velejadores do Brasil e do mundo, o estado catarinense conta com diversas competições de alto nível e eventos muito bem organizados. Exemplo disso, são as etapas da Copa Veleiros de Oceano, realizadas anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina, que atraem dezenas de equipes ao longo do ano. Conforme a temporada vai chegando ao fim, a competição tende a ficar mais acirrada e um dos grandes motivos está no fato de duas das principais competições serem justamente as últimas do calendário: Regata Marejada e a Volta à Ilha.
 
Chegando a sua 12ª edição, a Regata Marejada, marcada para esse sábado (11), é um evento com percurso livre entre Jurerê e Itajaí, porém que exige uma boa tática das equipes. Além disso, outro ponto que engrandece muito esse evento é justamente o local da chegada das embarcações. Nos últimos anos, Itajaí se caracterizou como uma das principais cidades náuticas do mundo, recebendo não só a Marejada, mas eventos globais como a Volvo Ocean Race e a Transat Jacuqes Vabre, considerada duas das maiores competições de vela oceânica do mundo.
 
Com presença das classes C30, ORC, RGS e Início/Retorno, a largada da 12ª Regata Marejada acontece na Sede Oceânica do Iate Clube de Jurerê, em dois horários. A partir das 10h largam os barcos mais lentos, enquanto os mais velozes iniciam o trajeto às 11h. Conforme consta no Aviso de Regatas, o percurso é livre e a chegada acontece próximo à Ponta das Cabeçudas.
 
Ponto alto do final de semana, a chegada dos velejadores também merece destaque, uma vez que as tripulações são recebidas por milhares de pessoas que prestigiam a tradicional festa de Itajaí. Em 2015, a equipe da casa – Itajaí Sailing Team – foi o Fita Azul da Regata Marejada, sendo ovacionada pelo público que lotou o espaço na Vila da Regata.
 
Além disso, a Regata Marejada é o nono e penúltimo evento da temporada 2016, sendo a etapa que antecede a Volta à Ilha, maior competição de vela oceânica de Santa Catarina. Sendo assim, a competição entre Florianópolis e Itajaí é a última oportunidade para as tripulações fazerem os ajustes finais para a grande competição do ano, que acontece no dia 10 de dezembro.

Comentários