07/10/2016 às 17:43:13

Recursos para BC e região

Ministro da Educação visita a região

O deputado estadual Leonel Pavan (PSDB) acompanhou a visita do ministro da Educação, Mendonça Filho a Blumenau e Balneário Camboriú nesta quinta e sexta-feira (6, e 7), quando visitou obras e anunciou recursos e projetos para a região. Em Blumenau, o ministro visitou as obras da escola Senador Evilásio Vieira, denominação oficializada por meio de projeto de Pavan na Assembléia Legislativa.

Já em Balneário Camboriú o ministro participou da assinatura de repasses de recursos do Fundo Nacional de Educação - FNDE - para escolas da região, entre elas o colégio estadual João Higino Pio que está em construção no bairro das Nações.  A liberação de recursos faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) e do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Mendonça Filho também fez a abertura do projeto FNDE Soluções Locais.

Como forma de encurtar distâncias e estreitar laços, o projeto é um espaço em eventos públicos no qual gestores e técnicos estaduais e municipais de educação podem tirar dúvidas e sanar pendências específicas sobre a implantação e operação de programas federais na educacional. A ação acontece durante a sexta e o sábado.

O ministro abordou anda a questão do atraso nos recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Cerca de 30 mil estudantes catarinenses estão há três meses sem receber repasses . Mendonça Filho disse que os estudantes e instituições educacionais podem ficar tranqüilos “que não haverá prejuízos e esses repasses serão feitos, tanto aos contratos novos quanto aos renovados e vão contemplar retroativamente os meses de atraso.”

Pavan disse que junto com o senador Dalírio Beber e o Fórum Parlamentar Catarinense vem acompanhando a questão dos recursos e atrasos junto ao governo federal e tem cobrado publicamente a sua agilização na Assembléia Legislativa. O secretário de Educação do Estado, Eduardo Deschamps aproveitou para destacar que os investimentos feitos no setor educacional nos governos de Luiz Henrique e Pavan serviram para impulsionar a qualidade de ensino do estado que atualmente se destaca em nível nacional.

Comentários